Tenha sua Marca Própria

Um produto de marca própria caracteriza-se por ser um produto vendido ou comercializado exclusivamente pela organização que detém o controle (registro) da marca e que normalmente não possui unidade produtora. Pode levar o nome da empresa ou utilizar uma outra marca não associada à organização, possui identidade própria e é fornecido sob encomenda, atendendo a especificações definidas pelo detentor da marca.

Evolução da Marca Própria no Brasil

No Brasil, as marcas próprias tiveram início com os “produtos genéricos” no início do século 20, chamados assim porque não tinham diferenciação e nenhum tipo de controle. Produtos como arroz e feijão eram acondicionados em embalagens sem nenhum apelo e com baixa qualidade e baixo valor agregado, o diferencial era o preço.

Na década de 70, os varejistas começaram a estampar a marca de suas lojas nos produtos, criando uma linha capaz de competir com as tradicionais. Na década de 80, com a chegada ao Brasil de novas bandeiras do varejo mundial, as MARCAS PRÓPRIAS foram se desenvolvendo como uma nova forma de diferenciação e competição de mercado, ganhando novos investimentos em qualidade e valor agregado, mas o maior diferencial continuou sendo o preço.

Em meados dos anos 90, houve uma explosão no crescimento das marcas próprias e o conceito se expandiu por todo o país, influenciado pela estabilização econômica, o intercâmbio de ideias e a importação de produtos de marca própria com padrões de qualidade internacional, os quais passaram a competir com as marcas líderes no mercado brasileiro, foram fundamentais para a alavancagem das MARCAS PRÓPRIAS no Brasil, com esse cenário se consolidou com a instituição do Código de Defesa do Consumidor, que provocou a profissionalização do mercado e deu um novo rumo às MARCAS PRÓPRIAS, entregando ao consumidor qualidade, valor agregado e um excelente custo–benefício.

Atualmente, as MARCAS PRÓPRIAS passam por uma nova fase de evolução, o foco maior dos varejistas é ter uma MARCA com qualidade igual ou até superior as das marcas de referência. Em vez de preço, hoje o maior diferencial é o de produto de qualidade e embalagem impactante, que estampe todos os diferenciais do produto.

Marca Própria X Marca Exclusiva

Esses dois conceitos se confundem, pois geralmente os varejistas utilizam o termo “MARCA EXCLUSIVA” para uma marca própria que não seja a marca da bandeira da organização, a utilização da marca exclusiva se dá principalmente quando o varejista quer diferenciar seu posicionamento estratégico em relação as marcas lideres.

Pode-se considerar que toda MARCA PRÓPRIA é EXCLUSIVA, pela forma como é administrada, ou seja, quando tem uma gerência exclusiva que desenvolvem nominativas, que cuidam dos registros junto ao INPI, que trabalhem com políticas bem definidas em relação as marcas lideres, logo um produto próprio ou exclusivo, independentemente de qual marca seja, se ela não pode se confundir com a marca da organização.

Veja as etapas do processo de desenvolvimento

Ponto fundamental na comunicação de uma empresa é a sua Marca e quais valores elas remetem. Marca não é apenas um logo e sim a percepção que as pessoas têm sobre sua empresa. Para isso desenvolvemos Logotipos e Identidades Visuais originais e únicas que garantem fácil reconhecimento e a transmissão positiva de valores e conceitos da sua empresa. Criamos logotipos originais, de alta qualidade, vetorizados com a melhor ferramenta do mercado e design premiado. Tudo isso para transmitir com clareza fixando junto ao cliente o nome e o símbolo da sua empresa. Sua empresa precisa se comunicar com o público de uma maneira própria criando uma personalidade única. Isso envolve a padronização dos elementos gráficos, cores, linguagem e regras que irão fortalecer sua marca.

Etapa 1

Pesquisa da empresa.

Etapa 2

Criação, desenvolvimento e apresentação.

Etapa 3

Aprovação do cliente.

Análises e alterações

Durante o processo de construção, iremos fornecer informações atualizadas sobre as mudanças ocorridas. Através de troca de email o cliente pode opinar na construção de sua marca e também sobre a necessidades das formulações.

Aprovação para a produção dos produtos

Uma das etapas mais críticas do processo de desenvolvimento é encerramento do projeto, e onde se da inicio aos processo de produção , data de entrega dos produtos quantidades dos produtos , condições de pagamento e etc.

Marca Própria no Mundo

A Europa continua sendo a região onde as marcas próprias têm o maior nível de desenvolvimento, com exceção da Bélgica, Alemanha e Finlândia, que tiveram leve retração, todos os mercados apresentam crescimento na participação em valor das marcas próprias, com destaque para a Espanha, na Europa, e para a Eslováquia, no Leste Europeu.

Nos EUA, a participação das marcas próprias é de 15,2% nas vendas, em valor, realizadas nos supermercados, drogarias e varejo em geral (Fonte: 13º Estudo de Marcas Próprias Nielsen)

O país com a maior penetração de Marcas Próprias na América Latina é a Argentina com 9,5% de participação em valor, seguida por Chile 6,3%, Colômbia 5,5%, Brasil 5,4% e México 5,3%.

Na Venezuela, a participação das marcas próprias é de 1,3%.

A participação das marcas próprias no varejo brasileiro é de 5,4% em valor, conforme o 13° Estudo de Marcas Próprias realizado pela Nielsen.

A expectativa é que a participação do segmento cresça ainda mais e constantemente, em razão da seriedade dos projetos das empresas fabricantes e varejistas. O desafio e a prioridade do setor continua sendo intensificar a comunicação para que o consumidor confie ainda mais na qualidade dos produtos.

O aumento das vendas e do volume das marcas próprias no varejo é reflexo do aumento de sua presença nos domicílios brasileiros. O estudo da Nielsen revela que eles estão presentes em aproximadamente 13,5 milhões de residências no país.

No setor varejista 31% das empresas consultadas oferecem ao consumidor itens de marca própria. Nas três maiores companhias do país (Carrefour, Pão de Açúcar e Wal-Mart) a participação é ainda maior, por conta da sua cultura comercial.

As vantagens de trabalhar com MARCAS EXCLUSIVAS (PRÓPRIAS) são inúmeras, mais a que destacamos com maior relevância, é ser o único a poder ofertar ao consumidor a sua marca, sem ter concorrentes.

Tenha sua MARCA EXCLUSIVA (PRÓPRIA).

Desenvolvemos a sua Marca Própria

A partir de sua área de pesquisa e desenvolvimento a VM CAR AUTOMOTIVOS possui o expertise para desenvolver projetos taylor-made (sob medida) relacionados a criação de marcas próprias de produtos automotivos. A experiência no desenvolvimento de artes e formulas de acordo com a necessidade de cada cliente é sucesso garantindo para sua marca. FALE CONOSCO.

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